quarta-feira, 2 de junho de 2010

A dança do ventre e suas modalidades.


O que se percebe ao longo da história, que a dança do ventre passou por muitas modificações tanto no aspecto histórico, cultura e estético. E isso acontece porque a dança é viva. Então, é natural e necessário que ela se modifique, pelos lugares que passa e já passou, além de cada bailarina, dar o seu toque pessoal para a sua dança.
Segundo dicionário Houaiss da língua portuguesa, esta a definição de, modalidade: aspecto ou feição diversa que podem ter as coisas; tipo . Então conforme definição, podemos dividir a dança do ventre em 3 tipos: a dança do ventre clássica, moderna e danças árabes folclóricas.

Dança do Ventre Clássica

Nesta modalidade encontramos a dança do ventre na sua forma mais simples e original de ser. Há ênfase nos movimentos de quadril e movimentação de braços.
Usa-se bastante shimi (tremidos), ondulação de ventre.
A bailarina dança com total liberdade podendo utilizar seus próprios movimentos, ela deve expressar todo o seu sentimento e o que a música lhe faz sentir, a dança é muito expressiva e cativa a platéia.
Normalmente são utilizadas músicas clássicas, cantadas ou instrumentais, mas na maioria das vezes músicas falam de amor.
Como referencia podemos citar grandes nomes da dança do ventre clássica como Tahya Carioca , Samya Gamal, Sohair Zaki, Shahrazad, entre outras que fizeram parte da história da dança do ventre.

Dança do Ventre Moderna

Com o passar dos tempos a dança do Ventre sofreu várias modificações. Nos dias de hoje a dança apesar de ser considerada tradicional sofreu algumas modificações através da fusão de outros estilos de dança como o balé clássico e o jazz. Com movimentos mais musculares, exigindo da bailarina muito mais preparo físico, com movimentos muito mais elaborados, movimentações de palco, transições e giros complexos, além de fusões com vários estilos.
Ao longo do século XX, surgiram casas noturnas de imigrantes do Oriente Médio onde vários deles se reuniam para apreciar a música e a dança de seus países. Geralmente, eles eram um grupo misto formado por árabes, armênios, turcos, gregos e persas.
A música seria uma mistura de canções populares de todas essas diferentes culturas. As dançarinas eram as próprias imigrantes e, mais tarde, seriam americanas que se apaixonaram pelo Oriente Médio após conhecerem sua cultura, música e dança. Elas aprenderam através de filmes, postais, pinturas e qualquer outra coisa que chegasse às suas mãos. E assim surgia um estilo único de Dança Oriental que misturava influências de diferentes países do Oriente Médio e muita imaginação.
Algumas das características que diferenciam o Estilo Americano, além de uma grande mistura de elementos de várias culturas do Oriente Médio, incluem uma maior utilização dos snujs, danças com véus, espadas e cobras. Alguns nomes importantes desse estilo incluem Nejla Ates, Ozel Turkbas, Semra, Morocco, Serena Wilson, Ibrahim Farrah, Bert Balladine, Jamila Salimpour, Nakish, dentre muitos outros. Da nova geração, Ansuya e Piper são grandes representantes do Estilo Americano.

Danças Árabes Folclóricas

As Danças Folclóricas Árabes são típicas de diversas regiões do mundo árabe. Geralmente se originaram de situações cotidianas antigas, ou seja, nasceram no seio das manifestações sociais e culturais. De forma geral tinham estreita relação com a natureza.
Possuem músicas, trajes e ritmos próprios para sua execução e cabe à bailarina conhecê-los.
As danças folclóricas são riquíssimas de detalhes e expressões que caracterizam suas regiões, portanto deveriam sempre ser respeitadas, na sua integras, pois se não acontece assim, descaracteriza a história e costumes da região de onde ela vem.

Principais folclores:

* Said com ou sem bastão
* Khaliji
* Meleah-laff - lenço enrolado
* Falahhi com ou sem jarro
* Hagalla
* Dança dos pescadores
* Candelabro
* Dança das colheres- originado da Turquia
* Gawazze
* Dabke
* Dança do pandeiro
* Baladi com ou sem bengala
* Dança das flores
* Dança da colheita
* Dança das velas (marroquina)
* Dança das velas (egípcia)
* Dança dos lencinhos
* Beduina

Folclore ritualístico:
* Zar
* Guedra
* Tanura

Portanto, dentre as modalidades podemos citar estas sem complicar e sim simplificando, em breve mais posts sobre cada uma delas.


Tempestade Lunar

(Viviane Braga)

0 comentários:

Postar um comentário