quinta-feira, 3 de junho de 2010

Adereços - Danca com Véu


O véu na Dança do Ventre é como uma extensão da bailarina, de seus braços, proporcionando um ar de mistério, leveza e encanto. Ele representa a alma da bailarina.
A dança com véu pode variar de acordo com a intenção e criatividade da bailarina: pode-se dançar com um único véu ou com dois.
Algumas bailarinas fazem uso do véu aliado aos snujs, por exemplo, querendo assim demonstrar sua habilidade com os acessórios da dança.
Não é muito comum nos países árabes. É mais usado nos países ocidentais como o Brasil e os Estados Unidos.
Não há traje e nem ritmo específico para sua execução. Apenas recomenda-se evitar ritmos folclóricos e solos de derbak. A música pode ser mais lenta ou mais rápida.Pode-se dançar com um ou mais véus presos à roupa, sem que necessariamente se retire para dançar. Neste caso ele se torna um adereço e não um objeto com o qual se dança.
A bailarina pode iniciar sua dança com um ou mais véus e depois jogá-los durante a dança. Importante ressaltar que depois que o véu é descartado, a dançarina não pode mais pegá-lo.
Esta dança exige equilíbrio, pois pede deslocamentos e giros. Também requer habilidade da bailarina já que este objeto cênico se movimenta durante a dança.
Há um intenso trabalho de braços, portanto eles devem estar alongados para realizar movimentos amplos e belos.
O véu representa o elemento ar, mas dependendo de sua forma, pode ser trabalhado outros elementos juntamente com o elemento representante.
Assim, quando o véu tiver o
Formato retangular, o elemento trabalhado é terra.
Formato quadrado: fogo
Formato meia lua: água
Formato retangular com as pontas arredondadas: ar.

Tempestade Lunar

(Viviane Braga)

0 comentários:

Postar um comentário