sexta-feira, 2 de julho de 2010

Mito – Dança do Ventre “dá” Barriga?

A Dança do Ventre, assim como toda a atividade física, queima calorias: em média cerca de trezentas calorias por hora de atividade. A movimentação corporal desta atividade ativa o Sistema Linfático, responsável pela desintoxicação do organismo. O Sistema Linfático trabalhando bem, elimina de forma eficaz, as toxinas que se não forem eliminadas, provocarão um acúmulo de gordura localizada em algumas partes do corpo.
O quadril é muito utilizado nesta dança, sendo beneficiado por um fortalecimento da sua musculatura, promovendo um maior equilíbrio da estrutura corporal. Sabe-se que o quadril exerce uma função importante no corpo, é formado por músculos poderosos e bem equilibrados que não somente movimentam os membros, como também ajudam a manter a posição do tronco.
Se sabe que muitos casos de abdômen mais salientes são originados por má postura, principalmente na região lombar que provoca uma projeção do abdômen para frente (hiperlordose lombar). A hiperlordose lombar pode ocorrer pela anteriorização do quadril, prejudicando a postura e causando um proeminência do abdomem.
Em casos de hiperlordose, movimentos como o “oito maia” provenientes da dança do ventre são utilizados na cinesioterapia (tratamento realizado através de exercícios terapêuticos) para correções de hiperlordose. Portanto esses movimentos, que as bailarinas tanto realizam são conhecidos na Fisioterapia e ajudam em casos de abdômen projetado por hiperlordose e má postura.
Já os movimentos ondulatórios trabalham as articulações e os músculos mais profundos fortalecendo-os. O músculo transverso do abdômen responsável pela estabilização lombar é bastante exigido nesses movimentos. Além do Oblíquo interno e oblíquo externo que garantem a postura da coluna mantendo o abdomem no lugar.
Portanto, a partir desses dados pode-se concluir que a Dança do Ventre não é a causa da barriga. Podemos afirmar que a prática da Dança do Ventre exige e trabalha a postura de forma correta, trazendo benefícios para a postura da bailarina.


Tempestade Lunar
(Viviane Braga)

0 comentários:

Postar um comentário