sábado, 17 de julho de 2010

Gravidez em forma com a dança do ventre.


Fazer exercícios moderados durante a gravidez, contanto que o médico não a tenha desaconselhado, facilita o trabalho do parto, além de:
- Manter você em forma e com flexibilidade
- Ajudar a prevenir a prisão de ventre, muito comum durante a gravidez
- Ajudar a manter o peso sob controle, entre outros benefícios.
(Se sentir enjôo, mal-estar, dor ou tiver sangramento durante o exercício, contate seu médico imediatamente. A gravidez já representa um esforço extra ao coração, pois ele tem que manter a pulsação abaixo de 145 batimentos por minuto. Caso perceba que está suando mais do que o normal, beba bastante água para repor os líquidos e não se esforce demais. Como você pode saber qual é o seu limite? Bem, se não conseguir conversar enquanto se exercita, você já passou dele.)

A dança do ventre é um exercício maravilhoso e ajuda na preparação para o parto e se sua gravidez está se desenvolvendo normalmente e seu médico lhe conceder autorização, não há nenhuma contra-indicação.
No caso de fazer aulas de dança do ventre, seria conveniente se houvesse uma turma só de gestantes. Numa aula normal, dificilmente uma mulher grávida conseguiria acompanhar todos os movimentos, principalmente aqueles que envolvem percussão (o que eventualmente poderia ocasionar um descolamento de placenta). É bom deixar claro que aulas para gestantes devem ser extremamente "light". Nada de movimentos bruscos, força... Até acompanharia, mas respeitando os limites de seu corpo e de seu estado, não é aconselhável.
Os limites, durante a gravidez para a atividade física, são dados pelo seu condicionamento e pelo conforto durante a prática de exercícios. Se antes você levava uma vida completamente sedentária, é necessário conversar com o médico, antes de iniciar qualquer atividade física, pois isso seria novo para o seu corpo e, portanto, merecedor de atenção.
Na gravidez não é recomendado que se faça solos de percussão, pois como já foi dito tem alguns movimentos que podem deslocar a placenta, trazendo prejuízos para a mãe para o bebê. É melhor evitar. Principalmente nos primeiros meses de gestação que exigem maior cuidado e delicadeza, pois seu corpo está formando uma estrutura segura para o bebê.
Os solos de percussão foram feitos para o ápice da apresentação, e geralmente são fortes e exigem um bom condicionamento físico. Existem diversas outras partes da dança que podem ser praticadas pela mulher grávida, sem nenhum prejuízo à gestação.
Num momento em que nossas formas se modificam dia-a-dia, às vezes temos a sensação de inadequação com esse novo corpo. A dança oferece a possibilidade de conviver pacificamente com essas modificações, sentindo cada fase como especial e momentânea. O movimentar desse corpo que agora abriga outro corpo, dá leveza e confiança.
A gravidez não é e nem nunca deve ser um empecilho a liberdade corporal da mulher. É importante obter prazer enquanto grávida, pois dessa forma esse período será vivido de forma plena e desprovido de desconforto, respeitando seus limites e observando sempre seu bem estar em primeiro lugar.
Curta sua gravidez, os momentos que vivemos hoje são diferentes dos que viveremos amanhã. Cada gestação tem suas características peculiares e únicas, esteja alerta para viver intensamente essa experiência maravilhosa que é ser mãe.


Tempestade Lunar
(Viviane Braga)

0 comentários:

Postar um comentário