quinta-feira, 29 de julho de 2010

Cuidado, com as fusões e confusões!

Caras colegas, escutei um relato recentemente, de uma amiga que foi para o Egito com um escola renomada de Dança do Ventre, e chegando lá dentro de seu pacote turístico, havia uma visita a uma casa de shows, muito frequentada. Nesta, viu um dançarina se apresentar, e o que ela me contou me deixou pasma! Disse minha amiga, que a dançarina começou a dançar um música de Dança do Ventre clássica e terminou com uma fusão para presentear os brasileiros que lá estavam com o "rebolation" no final.

Como pode acontecer uma fusao deste tipo? NÃO consigo visualizar!!!

Meninas, entende-se por fusão, uma mistura de ritmos, e músicas de diferentes estilos. Só que na Dança do Ventre, temos que tomar um certo cuidado com fusões sem sentido, para que não se torne uma grande confusão.

Estamos vendo por aí, em apresentações de grupos renomados, em grandes eventos, fusões horrorosas e infelizmente denegrindo ainda mais, a imagem da Dança do ventre e de bailarinas profissionais com um trabalho sério, que se preocupam com a Dança, a Cultura e a imagem que tem a zelar.

CUIDADO!!!!!!!!

Fusão bem feita, bonita de se ver e agradável de dançar, respeita a cultura, a história de cada dança, os custumes, as vestes e por aí vai.

Um grande exemplo disso, foi o trabalho apresentado pelo Grupo As Sacerdothisas, no evento da Alessandra Roncoleta, entre outros grupos, que tem feito trabalhos excelentes.

Então, quando escolherem fazer uma fusão pesquise, procure saber o que tem por trás daquela música, ritmo, história do país, etc.

Pois, como vocês viram, estão representando o Brasil com o "rebolation", que visão errada!

O Brasil é muito mais que axé e um monte de "bunda" rebolando, com o perdão da palavra, e a Dança do ventre tem um cultura linda que merece e deve ser respeitada. O Brasil tem uma cultura riquíssima, assim como, a música, a arté a hístória, e temos que valorizar isso. Assim como o Brasil, outros paises possuem sua cultura, sua história e sua música, que merecem o devido respeito.

Por isso mais uma vez alerto, CUIDADO!!!



FAÇA FUSÕES E NÃO CONFUSÕES!!!



Tempestade Lunar
(Viviane Braga)

2 comentários:

Paulo Razec disse...

Puxa ... o problema é que tudo que é visto no Egito acaba que virando regra só por que está lá... Temos um outro problema, as escolas estão apostando tanto no moderno nas fusões e deixando a verdadeira Dança do Ventre de lado... e os jurados são crucificados depois. Um outro fator grave que é a preocupação de fazer um show lindo mais no sentido de figurino e movimentação Alá Jazz no palco e quer aplausos só por isso... ao se comentar que a Dança do Ventre passou longe, agente corre o risco de ser apedrejado como eu Paulo Razec já fui... e ainda viram e dizem: - A platéia adorou, aplaudiram de pé a apresentação... e a voz do povo é a voz de Deus... (que vontade de dizer o nome de quem foi... abafa o caso...)
Mas meditemos.... na Bíblia a voz do povo levou Jesus Cristo a cruz e a morte...

As sacerdothisas disse...

Olá! Paulo..
eh muito bom receber comentários de pessoas como vc.. adorei... bjos.

Postar um comentário