sexta-feira, 29 de julho de 2011

Beduínos do oriente médio



Em árabe Bedouin que vem da palavra Bedauí é um termo usado normalmente para se referir a um grupo de árabes nômades. São povo remanescestes de culturas anteriores aos dos atuais árabes, trazendo consigo costumes que remota a época dos descendentes dos filhos e netos de Ibraim (Abraão) e trazem consigo sabedorias de todos os países por onde eles passaram.
Por volta de 1950 na Síria os beduínos foram tendo contato com as grandes cidades e devido às frequentes secas do deserto, começaram a se fixar e desenvolver atividades normais de trabalho e de moradia deixando para trás a vida nômade. Mas mesmo assim são povos que prezam suas tradições e guia-se por uma sociedade patriarcal e em sua maioria adaptaram-se as leis básicas do islamismo (o que não ocorreu com os povos ciganos, por exemplo). Os locais que ainda podemos ter contato com os Beduínos no Oriente Médio são: Palestina, Jordânia, Síria, Iraque, Kuwait, Omã, Iêmen e Arábia Saudita.



GAUÁZI
Ghauázi são os ciganos que habitavam o Alto Egito em um período pré-islâmico, mas as suas origens não são egípcias, provavelmente são oriundos da Índia. A mulher é a Ghazíve e Ghazí o homem.
Esse povo foi aceito como parte da sociedade egípcia entre o período de 1700 a 1834 quando, após essa data, os ciganos foram banidos devido a pressões religiosas (o motivo do banimento podem ser diversos: a dança ser muito sensual. o não uso do véu nas mulheres para se cobrirem e diferentemente do costume religioso da época a sociedade era matriarcal e as mulheres podiam possuir riquezas e poder.).
Naquela época as mulheres ghauázis eram consideradas as mais lindas do Egito e as melhores dançarinas. Suas apresentações eram feitas em feiras e geralmente ao ar livre. Suas danças incluíam pandeiros, snujis e às vezes bailavam com crianças.
A estrutura econômica dos Ghauázis permitiu que as mulheres acumulassem riquezas e é exatamente aí que surge o hábito de colocar moedas de ouro penduradas nas roupas.
Curiosidade
Na Antiga Europa os ciganos eram chamados de “egipcianos” daí o nome em inglês “gypsy”, pois acreditavam que eles eram originários do Egito.



Paulo Razec
Dançarino e professor de folclore árabe há 15 anos.

Sites: www.paulorazec.com.br www.guia.alif.com.br

0 comentários:

Postar um comentário