sexta-feira, 14 de maio de 2010

Dança, cultura e tradição.



Olá

Hoje vou falar especialmente para nossas amigas dançarinas, coreógrafas, professoras, alunas e simpatizantes das danças, em especial a dança do ventre, cigana e havaiana.
Abordarei aqui um ponto muito importante na execução dessas danças. Quando ensinamos ou dançamos existe a necessidade real de se conhecer a fundo a dança da qual estamos falando ou mostrando. A técnica é muito importante, eu diria até fundamental, pois sem ela a base dos passos fica solta, tornando-se simplesmente um emaranhado de passos desconexos e imprecisos. Além da técnica considero o profundo conhecimento da dança outro ponto fundamental para uma boa execução da mesma.
Então queridas amigas, o que estou falando aqui é sobre os disparates que constantemente vejo em inúmeras apresentações. Desde músicas que falam de sofrimento e dor e dançarinas mostrando-se felizes e sorridentes até mesmo uma dançarina dançar feliz da vida o Hino do Líbano mostrando nitidamente a todos que ela não sabe e também não procurou saber o mínimo possível da cultura a qual esta levando através da sua dança.
Parece que estou falando um absurdo não é mesmo? Mais é a mais pura verdade, infelizmente!!!!!
Todas as danças têm uma origem, uma história e cabe a nós professoras que somos pesquisar profundamente e em todos os meios acessíveis a nós tudo o que se refere a essa dança para passarmos com base e profundidade a nossas alunas e ao nosso público.
Dançar não é somente deixar nosso corpo fluir através dos sons, é também levar a cultura de um povo, seu modo de vida, sua arte, poesia, música, sentimentos.
Vejo barbaridades sendo cometidas em nome da modernidade passando por cima de tradições e culturas.
Cuidado meninas, tenham mais atenção no que fazem.... Modernidade não é sinônimo de mediocridade! Pesquisem não tenham medo de dizer que não sabem suas alunas não irão achá-las menos importantes por causa disso, pelo contrário irão valorizá-las mais ainda, pois percebem que a sua professora está buscando o melhor para elas. Atualizem-se, aprimorem-se, estudem o máximo possível sobre a dança e a cultura que querem apresentar. Pesquisem a roupa correta, a música perfeita, os melhores passos típicos....
Dá trabalho eu sei mais para isso é que somos professoras não é? Para levarmos ao público a alegria e a beleza das culturas que estamos representando no momento de nossa dança! Não existe nada mais lindo do que uma apresentação executada com esmero e profundo respeito as tradições e culturas de um povo!
Tenho certeza que nesses momentos de profunda beleza plástica e culturas todos os deuses do mundo da dança estarão abençoando-as pelo respeito dado as suas tradições e vocês sentirão a energia emanada por eles caindo em vocês como uma chuva de pétalas douradas em agradecimento pelo seu árduo trabalho!

Bjs dançantes e até!
Terra Majestade
(Gyslaine)

0 comentários:

Postar um comentário