domingo, 3 de abril de 2011

Benefícios da Dança do Ventre


Muitas pessoas falam dos benefícios da Dança do Ventre, que alonga a silueta, que faz isso e que faz aquilo... E não parece compreender o verdadeiro benefício que ela traz...

Vou tentar passar para vocês o que eu realmente encontrei de benefícios depois de muitos anos de estudos...

A Dança do Ventre é uma técnica muito favorável às formas femininas e as linhas arredondadas dos movimentos se adaptam perfeitamente ao nosso corpo. Baseada na consciência corporal e no isolamento de grupos musculares específicos, bem executados, a Dança do Ventre tras flexibilidade e tônus muscular de forma suave e duradoura.

A delicadeza dos passos e deslocamentos traz de volta a graciosidade no andar da mulher, e reconhecimento de quanto à mulher pode ser suave e assertiva sem se desfazer de sua natureza.

Muitas sequências são concentradas na região do baixo ventre, movimentos gerados a partir do quadril que reverberam em uníssono com o resto do corpo, nos deixam a sensação de que a música e a dançarina são as mesmas coisas e não se movem em separado, mas em perfeita harmonia.

O ritmo é sempre presente e muito importante na música árabe, o corpo de forma geral estimulado pelos movimentos, manten-se aquecido, sua circulação e em consequência uma oxigenação uniforme. Esta propriedade da Dança do Ventre favorece a melhora de cólicas menstruais e pode aliviar a famigerada “TPM” feminina.

Como trabalhamos intensamente a região do baixo ventre, gradativamente podemos obter relaxamento dessa área que carrega muitas tensões.

Outra região, pólo de muita tensão e dores é a coluna, também altamente solicitada durante a prática da dança, o tempo todo está alongando e encurtando a musculatura posterior e anterior que envolve o tronco e dessa formas aumentando a elasticidade e aliviando o comprometimento causado por má postura e falta de exercícios.

As pernas recebem alta dose de esforço, o que trás depois de algum tempo de prática, pernas bem torneadas e fortes. Nem só de musculação e academia podemos esperar um corpo condicionado. A dança pode oferecer isso e muito mais de forma sensível e personalizada, já que seu desenvolvimento caminha de acordo com seus limites, sempre respeitando a velocidade de aprendizado que varia de pessoa para pessoa.

Além de todos os benefícios físicos, a mulher pode procurar a dança apenas para seu prazer e conter o estresse do dia-a-dia, trabalhando assim, aspectos emocionais e auto-estima.

Enfim, a Dança do Ventre é o que há de mais completo, criado pelas mulheres e para as mulheres.

Aproveite cada benefício que a dança te oferece, e procure estar de bem com seu EU, através desta arte milenar.


Tempestade Lunar.

2 comentários:

SSMartinelli disse...

Adorei o texto, parabèns ;)

As sacerdothisas disse...

Muito Obrigada....
Pelo carinho e admiração...

Postar um comentário