sábado, 9 de abril de 2011

Benefícios psicológicos da Dança do Ventre


Hoje em dia, a Dança do Ventre é procurada por mulheres de todas as idades, não só pelo seu aspecto místico, mas principalmente pelos inúmeros benefícios que proporciona; benefícios que são responsáveis por modificações no corpo, na mente e na alma, como eu já coloquei num post anterior. Os movimentos e passos ativam todo o fluxo de energia do corpo, estimulando, portanto, o equilíbrio e harmonia entre os chakras (básico, umbilical, plexo solar, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário).

Chakra básico – equilibrado produz energia e vigor; desequilibrado, causa receio, apreensão por qualquer motivo.

Chakra umbilical – equilibrado gera segurança intima, pulso firme; desiquilibrado gera ressentimento na pessoa.

Chakra plexo solar – equilibrado, faz com que a pessoa tenha decisão própria e maior capacidade de relacionar-se com os outros; desequilibrado provoca ódio, rancor, egoísmo e presunção.

Chakra cardíaco – equilibrado, exerce influencia positiva sobre os sentimentos amorosos e afetivos; desequilibrado, traz sensibilidade, carência, agonia.

Chakra laríngeo – equilibrado, desenvolve alegria, satisfação, faz com que a pessoa se expresse sem artifícios; desequilibrado, gera preguiça, desânimo.

Chakra frontal – equilibrado, faz com que a pessoa perceba as coisas com clareza, acentua a inteligência; desequilibrado, causa falta de memória.

Chakra coronário – equilibrado, trabalha em favor do espírito; desequilibrado, causa abatimento e depressão.

E como, já comentei, a dança ainda trabalha o alongamento, melhorando a flexibilidade das articulações do corpo. Os exercícios realizados estimulam também a circulação e a respiração, favorecendo os pulmões com respirações ritmadas. Os movimentos ondulatórios funcionam como verdadeira massagem nos órgãos internos, educando a postura de deixando a coluna ereta. Por ser uma atividade escolhida pela praticante, age diretamente no ego, elevando sua auto-estima, colocando para fora sua feminilidade de forma natural. Aproveite todos esses benefícios que a dança lhe traz, se torne mais feminina...


“A Dança do Ventre é muito mais do que movimentos leves e sinuosos, é exteriorizar a sua deusa interior.” (BRAGA, V. E. M., 2007)


Tempestade Lunar

2 comentários:

Meus momentos.... disse...

Adorei seu blog, e as dicas que nele contém sobre a dança! Parabéns!

As sacerdothisas disse...

Muito Obrigada... tudo é feito com muito carinho para vcs... nossas leitoras... bjos.

Postar um comentário