sexta-feira, 16 de maio de 2014

Menstruar ou não menstruar? Eis a questão!

 

“Ironia…eu estou sem menstruar há mais de um e sinto-me tão incompleta…vazia umas vezes e intoxicada em outras…Tem sido, contudo, esta amenorreia estranha e prolongada que me está a fazer caminhar em busca de respostas sobre perguntas nunca antes levantadas.
E tem sido um caminho bonito!

No outro dia uma colega de trabalho comentava que por vezes toma a pílula sem interrupções para não menstruar porque por vezes “é inconveniente! Principalmente na praia” (eu fiquei chocada…como??!!! se tudo o que desejo é sangrar como antes… é ter os meus ciclos de novo comigo…)
E…CARAMBA…. QUE SAUDADES TENHO DO MEU SANGUE!!!” (Um depoimento feminino)
menstruarA questão de menstruar ou não menstruar cabe unicamente à mulher e à sua decisão e a mais ninguém. Eu sou um tipo de mulher que é a favor da menstruação como um caminho de autoconhecimento para o Sagrado Feminino e portanto não abro mão do ato de menstruar. O sangue é o ouro vermelho da vida feminina que pulsa vida e gera vida.
Se pararmos para pensar, somos as únicas capazes de sangrar sem morrer e mesmo assim continuar sangrando mês a mês e a reconstituirmos-nos mensalmente, preparando-nos para a chegada de um novo ser que pode ser que venha e que podemos abraçar com todo o nosso afeto.
A menstruação é um rito de passagem pelo qual atravessamos mês a mês, vida e morte mês a mês, renovação mês a mês, renovação de valores e idéias mês a mês, e é nisto que devemos pensar e sentir quando menstruamos e nos resguardamos neste período tão sagrado para nós mulheres.
No mundo moderno, nem sempre é possível o período físico de resguardo da Deusa arquetípica que guarda a todas nós mulheres, mas é possível resguardar mentalmente as nossas atitudes mentais concernentes a este período tão marcado pela tensão de nossos dias tão delicados, preservando o silêncio e a respiração profunda nas horas mais necessárias. Evitar o esforço físico quando o corpo se sentir debilitado também é uma alternativa recomendada para o dia em questão, e um pouco de repouso no final do dia sempre faz bem.
Sentir o fluxo sanguíneo descer pelas paredes vaginais pode ser tão emocionante quanto tomar um um leite quentinho numa manhã de inverno. Se a dor acompanhar o processo, certifique-se de ter em mãos uma bolsa de água quente para aliviar o processo ou a aplicação de um reiki com as mãos para tornar tudo mais leve e confortável.
O importante, é aceitar o fluxo menstrual como um processo natural de seu corpo feminino, de seu corpo de mulher, pelo fato você ser fêmea, e se orgulhar disso. A dor é apenas o resultado de anos de crenças patriarcais mentirosas jogadas em nossos subconscientes femininos de que somos sujas e culpadas por sermos mulheres e por sangrarmos para termos nossos filhos. Vamos tirar essas idéias de nossas cabeças – não vai ser fácil, mas não será impossível. Nada que umas boas terapias não resolvam!
 
 
Fonte:http://sendadaindividuacao.wordpress.com/2014/02/10/menstruar-ou-nao-menstruar-eis-a-questao/

0 comentários:

Postar um comentário