segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Como escolher sua roupa de Dança do Ventre...


Para quem quer aproveitar todos os benefícios da Dança do Ventre e entregar-se de corpo e alma a ela, deve se preparar para praticá-la. A vestimenta e os acessórios são peças fundamentais para a prática da dança. Saia, véus e cinturões. Dependendo do tipo de dança (estilo) e da região, as peças variam bastante. Aqui, vamos enfocar os trajes principais para que você possa praticar esta milenar dança que faz tanto bem à mulher.

Mas cuidado!! Nem o chamado, tudo com tudo dentro, pode!!!

Há todo um cuidado de estudar qual traje cabe na música, qual tipo físico, qual cor usar e em que ocasião usar.
Vou tentar resumir tudo aquilo que estudei para que possa acrescentar ainda mais charme na dança de cada uma.

Vale algumas dicas...

Prefiram cores que favoreçam tons de pele e cabelo, estude-se, pesquise antes de simplesmente, pagar caro por um traje que achou lindo e, no acho que dá, sair gastando horrores.
Existem vários tipos e um pode ser o seu tipo de roupa.
A dança do ventre é muito rica e uma arte de intenso estudo até na hora de escolher o traje apropriado para dançar.

Saias
Uma das peças fundamentais para a prática da dança, a saia pode variar em quatro modelos, correspondentes aos quatro elementos da Natureza:
Modelo Água: Saia godê na abertura dos quadris com duas aberturas (fendas) frontais. Costuma-se usar outra saia por baixo, respeitando as duas aberturas frontais. As cores dos tecidos podem ser brilhantes, dourados ou prateados, em tecidos transparentes.

Modelo Terra: Saia com duas aberturas frontais, recortadas de forma retangular, com cós ou elástico. Os tecidos podem ser de cetim, jérsey, liganete ou seda.

Modelo Ar: Saia justa com cós, porém, sem elástico; as duas aberturas são laterais e não como as outras (frontais). Tecido: pode ser de jérsey ou cetim.

Modelo Fogo: Saia composta de sete quadrados iguais do tecido e presos nas laterais e no cós da saia, com duas aberturas frontais. Os tecidos podem ser coloridos (da mesma cor ou em cores alternadas).

Cuidado com as fendas e transparências! Se for usá-las não hesite em usar uma saia mais discreta por baixo no mesmo tom e cor. Prefira tecidos com alguma elasticidade para que tenham conforto nos movimentos, os com Lycra são ótimos, tipo veludo molhado (um luxo! =D ) tem brilho próprio. Fendas muito acentuadas pode levar ao público que assiste a sua dança um ar de vulgaridade, pois pode aparecer partes do corpo que não deseja mostrar no palco...

Bustiês e Sutiãs
Outra peça importantíssima é o bustiê. Pode ser usado um sutiã meia-taça, bordado com lantejoulas e miçangas e da mesma cor da saia ou do cinturão. Pode ser usado também um tecido brilhante, como a fazenda paetê, por exemplo. O acabamento pode ter como enfeite algumas pérolas, moedas, correntes e miçangas penduradas.
Meninas usem o bom gosto, bom senso e sensatez !
Ao escolher um bustiê, não use o mesmo número do dia a dia, use um ou dois números acima, para que não ocorra acidentes e você fique seminua no palco. Não importa o modelo do Bustiê, o importante é que cubra todo o seio, Prefira pedras delicadas, se tem seios fartos, fica mais delicado e para quem não tem tanto assim, vale até arriscar o enchimento,um bojo de bolha pode ficar lindo desde que não te exponha demais, busque sempre o conforto, use também 2 números acima.

Cinturão
O cinturão não é preso à saia, mas colocado sobre ela. Pode ser feito de correntes e medalhas ou mesmo de pala, podendo ser combinados; é uma peça que marca o quadril e embeleza a saia. De preferência, escolha um modelo da mesma cor do bustiê, pois, assim poderá ser usado com várias saias. O cinturão de pala pode ser reto, com um só "V" na frente ou tendo o mesmo formato nas costas. Existem variados modelos para você escolher, e não tenha medo de ser feliz, escolha um modelo que combine com você, que tenha o seu gosto que fique bem no seu corpo, com muita ou pouca franja. Isso você escolhe

Materiais: Chatons, vidrilhos , franjas leves estão em alta. Use tom sobre tom com o tecido, mescle cores, azuis com roxos com rosas, azuis com amarelos, verde com lilás, dourados com cores... Solte a imaginação!!
Os enfeites
Como complementos de extrema beleza, você pode ser utilizar dos mais diversos enfeites. Os diademas (ornamento de cabeça), os colares e as correntinhas com moedas combinam bastante com os trajes. Brincos, grandes, pulseiras e braceletes com moedas e serpentes, também são bastante usados.
Não se esqueça de incluir lindos anéis nas mãos, nos pés e tornozeleiras. As luvas enriquecem a vestimenta e devem combinar com o bustiê ou com o cinturão. Podem ser de renda, de lantejoulas ou de moedas. Cobrem o antebraço, caso elas sejam longas, e podem ou não deixar os dedos livres. Dica: seja bastante criativa na escolha de sua roupa e "mergulhe" fundo no mundo mágico da Dança do Ventre

O mais importante é que a roupa transmita a sua personalidade, nada de comprar ou mandar fazer um modelo igual só porque tem muita bailarina usando. De resto, faça a sua escolha de modo a ficar confortável.
Tempestade Lunar

2 comentários:

NSari disse...

Oi parabens pelo blog, adorei!
vou adiciona-la ao meu - http://ventreemebulicao.blogspot.com/

Um bj ;)

As sacerdothisas disse...

Olá!... que bom que gostou...

e obrigada pelo carinho... bjos dançantes...

Postar um comentário