quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Equinócio e Deusas da Primavera


O Equinócio no hemisfério Sul é chamado de Austral e marca a chegada de uma nova bela estação no mês de setembro.
No próximo dia 22/09 aconteceu o Equinócio. O Sol cruzou o equador celeste e a noite e o dia terão a mesma duração de 12 horas. Essa especial data do calendário, que no hemisfério Norte ocorre no mês de março, é motivo de comemoração pela chegada de uma estação cuja característica de renovação e esperança é retratada pelo colorido das flores que enfeitam o planeta.
Este é um momento de regeneração das energias com a bênção dos campos e das sementes, onde o dia e a noite se tornam iguais, portanto, uma data de maior equilíbrio e reflexão interior.
É a presença de mais um ciclo de vida na Terra revelando todo esplendor da maravilhosa criação da natureza. As árvores e plantas que pareciam secas e mortas começam a renascer, novas folhas verdes despontam, as flores desabrocham e anunciam com seu perfume que a primavera já chegou. Nas montanhas, nos campos, no cerrado, no sertão, na mata atlântica, nos jardins e parques das cidades, o florescer do verde e das flores dão o ar da graça e nos convida a contemplar e vivenciar a energia da nova estação.
Muitas vezes esquecemos de observar as sementes, as flores, os frutos e enxergar o sagrado da harmonia, pureza e fertilidade da natureza. Nessa grande Mãe Terra, chamada poeticamente pelos gregos de Gaia, os elementos encontrados nos variados cenários dos continentes sinalizam que fazemos parte dessa força geradora da vida.
Mitos, rituais e símbolos para celebrar a Primavera têm registro em diferentes culturas:
Na Grécia encontramos a Deusa Perséfone; o mito do vento oeste Zéfiro que se apaixona pela ninfa Cloris;
Na mitologia anglo-saxã, nórdica e germânica encontramos Eostre também chamada de Ostera que é a Grande Deusa Mãe da Fertilidade, associada à aurora e a luz crescente da Primavera;
Em Roma, temos a Deusa Flora;
No Japão, o povo que tem adoração pelas flores, em especial a cerejeira, rende homenagens a princesa Kono-hana-sakuya-hime, que segundo conta a lenda, teria caído do céu no Monte Fuji em cima de uma Sakura, nome da cerejeira na terra do sol nascente e assim...
Nos diversos países do hemisfério Norte e Sul a primavera registra sua passagem anualmente trazendo o renascimento da vida para iluminar o cotidiano das pessoas. Aqui no Brasil, de norte a sul, os festivais movimentam a paisagem cultural das cidades com flores, música, dança e gastronomia.
Aproveite a chegada da primavera para despertar sua percepção, olhando, sentindo, ouvindo, contemplando e aprendendo com os encantos da natureza.


Tempestade Lunar

0 comentários:

Postar um comentário