sábado, 27 de julho de 2013

Seu signo e os 4 elementos


Publicado em: 13/05/2013
Por: PATRÍCIA UNGARELLI

... Um estudo bastante fundamental dentro da Astrologia é o que chamamos de classificação por elemento. Cada signo dos 12 que temos no Zodíaco está classificado em relação a um dos 4 Elementos Astrológicos: Fogo, Terra, Ar e Água. É uma forma bastante interessante de entender nosso signo solar, pois os elementos mostram a constituição básica do significado daquele signo, e muitas vezes uma forma de nos identificar com a nossa essência. Lembrando que quando falamos em signo, portanto aquele que você lê no horóscopo, estaremos falando da posição do Sol no dia do seu nascimento, mostrando qualidades da sua essência, caráter, brilho pessoal, aquilo que veio “Ser e Desenvolver” enquanto ser humano.
Dentro da abordagem dos 4 Elementos os signos são classificados em grupos de 3 para cada elemento.

Uma maneira simples de agrupar esses 4 elementos, é entendê-lo como um sistema de 4 fases, imaginando que uma fase se interliga imediatamente na outra da sequência, assim temos o fogo iniciando esse sistema, seguido pela terra, depois pelo ar e água, e simbolicamente representam etapas de um único processo. Dessa forma ao invés de entendê-los de maneira separada, conseguimos ter uma visão sistêmica, ou uma visão holística, vendo-os como parte de um “todo”, e ficará muito mais fácil entender seu signo nessa classificação.

Se você é do signo de Áries (Carneiro), Leão ou Sagitário, seu elemento é o Fogo, representando a chama do espírito, o brilho do SER, o ânimo, o entusiasmo, a energia, vontade e paixão. A centelha luminosa que impulsiona o desejo de viver. O fogo traz a ação, a pró-atividade, a energia necessária para fazermos qualquer coisa. O prazer de viver, o impulso da superação e crescimento contínuo como seres humanos. Mas em excesso traz a agressividade, a irritabilidade, arrogância, orgulho, a vaidade, que podem ser classificados como os pontos negativos dos signos de fogo.

Se você é do signo de Touro, Virgem ou Capricórnio, seu elemento é a Terra, representando a materialidade do impulso energético do fogo. A concretização, a praticidade, a substância sendo agregada ao primeiro impulso criativo, que gerará a forma. É o fogo densificado formando as coisas, afixando-se e enraizando-se no planeta Terra. Mas em excesso traz a teimosia, estagnação, lentidão, rigidez, crítica, ceticismo, crueldade, insensibilidade, pontos negativos dos signos de terra.

Se você é do signo de Gêmeos, Libra (Balança) ou Aquário, seu elemento é o Ar representando a mente, intelecto, a respiração das coisas. O ar traz a razão, a comunicação, o entendimento daquele impulso ígneo primeiro, que se materializou na terra. O corpo percebe que tem uma mente que capta informações entendendo o mundo à sua volta. O ar representa as idéias, a objetividade, o raciocínio, as trocas. Em excesso temos a dispersão, superficialidade, frieza, indecisão, rebeldia, anarquismo, falsidade, mentira, pontos negativos dos signos de ar.

E se você é do signo de Câncer (Caranguejo), Escorpião ou Peixes, o seu elemento é a Água, representa então o ultimo elemento desse sistema, e é o fluir da vida que a respiração do ar animou. A água é o sentir, é a emoção, a fluidez, a adaptação. Não adianta entender com a mente e não sentir com o coração, as coisas ficam vazias de significado que só a água pode dar. A água é a compreensão que vai além do entendimento da mente. A água é o elemento condutor universal e conduz todos os outros elementos. A água representa o inconsciente, representa nosso primeiro lar no útero materno. Aspectos mediúnicos, espirituais e sensitivos. É a conexão com nossos antepassados, com nossa história e memória. Mas em excesso causa emocionalismo, infantilidade, chantagem, caprichos, reatividade, manipulação, infiltração, vulnerabilidade, inconstância, instabilidade, pontos negativos dos signos de água.

Resumindo então:
• Signos de Fogo - Áries (Carneiro), Leão e Sagitário.
• Signos de Terra - Touro, Virgem e Capricórnio.
• Signos de Ar- Gêmeos, Libra (Balança) e Aquário.
• Signos de Água- Câncer (Caranguejo), Escorpião e Peixes.

E assim temos de uma forma mais prática, um entendimento da essência dos 12 signos do Zodíaco. Lógico que aprofundando veremos diferenças entre a água de escorpião e a de peixes, por exemplo, entre o fogo de sagitário e o de leão, mas em essência possuem o mesmo fundamento elemental. Entender seu elemento de origem é sempre um excelente começo para a sua identificação com a Astrologia.
Se você já souber também o seu signo ascendente e a posição da Lua por elemento, leia também, pois já serão informações mais especializadas do seu mapa astral.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

OS QUATRO ELEMENTOS


Os quatro elementos (Terra, Ar, Água e Fogo) são divididos em dois grupos. O Fogo e o Ar são considerados ativos e a Água e a Terra passivos. Essa divisão se assemelha aos dois grupos da filosofia chinesa: yin representa Água e Terra e yang o Fogo e o Ar.

Os signos da Água e da Terra são mais introspectivos, cautelosos e ponderados. Já os signos do Fogo e do Ar não têm tantas reservas e se expressam socialmente com menor precaução. Os elementos também foram divididos nas qualidades quente, seco, úmido e frio, a incorporação de uma teoria grega muito antiga, que posteriormente deu origem aos quatro temperamentos da medicina antiga: colérico (quente e seco), sanguíneo (quente e úmido), melancólico (frio e seco) e fleumático (frio e úmido). Quente e Frio dizem respeito à quantidade de energia: alta ou baixa, respectivamente. Seco e Úmido falam da capacidade, talento ou interesse maior ou menor em criar ou desfazer conexões.

de magia dourada

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Analogia doutrinais...

 
Ultimamente, percebo que independente de existir várias doutrinas, os fundamentos e rituais são exatamente os mesmos... Isso mesmo... Vou explicar e citar alguns exemplos para que vocês entendam o quero dizer...
Existem rituais como o batismo, que é bem comum, que se define ao fato de inserir uma nova pessoa em determinada doutrina, seja ela criança ou adulta, que existem em todas as doutrinas possíveis e imagináveis... Simples não eh... Sim Seria... Se algumas pessoas não complicassem tanto... Por exemplo, na igreja católica este ritual acontece logo nos primeiros anos de vida de uma criança, pelo menos é o que vemos com mais frequência, em outras doutrinas evangélicas isso não acontece, pois o que se prega, é que a criança não escolhe isso, então este tipo de ritual só acontece, depois que a pessoa cresce e consegue "escolher" ser batizado naquela doutrina... Mas qdo a criança ainda não sabe escolher, ainda é apenas um bebê os pais a levam para serem apresentadas à comunidade da igreja, e escolhem representantes para isso, e esses representantes levam o nome de padrinho e madrinha da criança que está sendo apresentada...
Agora diante disso eu pergunto... Qual a diferença do ritual do batismo na igreja católica e da apresentação na igreja evangélica...
Eu repondo... A água que é usada e o nome que leva o ritual... somente isso... porque se vocês perceberem, nao existem outras semelhanças...
 
                                      Batizado
Igreja Católica                                                 Igreja Evangélica
Apresentação da criança                                  Apresentação da criança
Representante = Padrinhos                              Representantes = Padrinhos
Introduz a criança na doutrina                         Introduz a criança na doutrina
 
Esses são só aguns itens, porém tem outros...
 
Sem esquecer de outros pontos interessantes que posso ressaltar, como as menssagens que os evangélicos dizem receber através de outras pessoas, que popularmente dizem ser a voz de Deus, que Deus conversa com essas pessoas, e que se for pensar bem... São as mesmas mensagens que recebem as pessoas que procuram a doutrina espírita, onde quem passa essas mensagens sao pessoas que tem o poder de escutar espíritos de luz que já não estão presentes entre nós... Percebem que é exatamente a mesma coisas, PESSOAS QUE TEM O "DOM" DE ESCUTAR OU RECEBER MENSAGENS, nas dois casos funciona o mesmo fundamento... e os espíritas são crucíficados pelos evangélicos por fazerem isso...
Sei que vou ser crucificada por expressar algumas ideias, onde muitas pessoas não aceitam os fatos... e com certeza vão discordar do que estou falando... E é claro que nao se trata de nenhum artigo ciêntifico, o que estou expressando, mas vamos usar de bom censo...
 
RESPEITO AS DIFERENÇAS, É RESPEITAR-SE A SI MESMO...

quarta-feira, 10 de julho de 2013

A IMPORTÂNCIA DAS DEUSAS PARA A MULHER CONTEMPORÂNEA



Uma melhor compreensão das Deusas que habita nosso interior, aumenta nossa auto-estima, os relacionamentos com nossos companheiros, a nossa expressão e nossa criatividade. A consciência da existência da Deusa , impõe ao “ego” o dever de alcançar a complementariedade em lugar da perfeição e salva tudo aquilo que do ponto de vista social é benéfico para todos. Em lugar de extirpar e incinerar, a consciência da Deusa dispõe a salvar todos os fenômenos. Seu objetivo não é especialmente a conversão, mas a conservação e o equilíbrio. No seio desse cosmo, o “ego” também tem seu lugar; não “o” lugar, mas “um” lugar, pois a ativação da Deusa nos impele à individualização e à constituição de nossa própria alma.

Novas maneiras de compreender a psicologia feminina têm emergido nesses últimos vinte anos e o aprendizado sobre o significado das energias que emanam das Deusas podem ser muito instrutivas tant...
o para homens e mulheres.

Todas as Deusas apresentam diversos aspectos do feminino, e como são Deusas, suas características são divinas, isso é, eternas, inalteráveis. Sempre essas características existirão em um momento ou outro, quando houver a presença de uma mulher.

Todas nós mulheres podemos descobrir sobre a nossa verdadeira natureza, através da combinação de Deusas que estão presentes em nosso interior. Aumentando a consciência dessas várias energias, teremos a oportunidade de nos reconhecermos como “mulheres” do inconsciente coletivo, pois toda a mulher é um arquétipo. Não a mulher física, mas a “Mulher”.

As Deusas renascem em nós como um arquétipo puro feminino e influenciam nossa personalidade com um caráter distinto e faz com que nos relacionemos com um mundo com uma maneira totalmente diferente de ser. Ou seja, toda a mulher é uma mistura de Deusas, que em determinado momento de sua vida terá tipos particulares .

Não podemos negar que as Feiticeiras, as Deusas Guerreiras, as Deusas do Amor, da Sabedoria, mulheres fortes, são necessárias para a vida.

Meu desejo é evocar a alma feminina, esse grande mistério que fascina através da forte energia das Deusas Celtas, pois elas são Deusas, cujas almas femininas nunca existiram por si só, mas sempre se relacionaram com masculino, se complementando, se solicitando, se combatendo.

É da alma feminina que emerge toda a mística do amor universal que se constitui numa força poderosa que reconhece a integridade e a inter-relação de todas as formas de vida e que se manifesta reconhecendo e criando condições que promovam o bem estar para toda a criação.
Emerge ainda, da espiritualidade feminina a visão de que está presente no “amor” o estado natural das coisas e do nosso verdadeiro “eu”. É só o amor que nos dará a devida coragem e pode nos transformar em poderosas mulheres guerreiras com a missão de curar esse mundo do aqui-e-agora tão conturbado.
 

 ROSANE VOLPATTO