Por: PATRÍCIA UNGARELLI
... Um estudo bastante fundamental dentro da Astrologia é o que chamamos de classificação por elemento. Cada signo dos 12 que temos no Zodíaco está classificado em relação a um dos 4 Elementos Astrológicos: Fogo, Terra, Ar e Água. É uma forma bastante interessante de entender nosso signo solar, pois os elementos mostram a constituição básica do significado daquele signo, e muitas vezes uma forma de nos identificar com a nossa essência. Lembrando que quando falamos em signo, portanto aquele que você lê no horóscopo, estaremos falando da posição do Sol no dia do seu nascimento, mostrando qualidades da sua essência, caráter, brilho pessoal, aquilo que veio “Ser e Desenvolver” enquanto ser humano.
Dentro da abordagem dos 4 Elementos os signos são classificados em grupos de 3 para cada elemento.
Uma maneira simples de agrupar esses 4 elementos, é entendê-lo como um sistema de 4 fases, imaginando que uma fase se interliga imediatamente na outra da sequência, assim temos o fogo iniciando esse sistema, seguido pela terra, depois pelo ar e água, e simbolicamente representam etapas de um único processo. Dessa forma ao invés de entendê-los de maneira separada, conseguimos ter uma visão sistêmica, ou uma visão holística, vendo-os como parte de um “todo”, e ficará muito mais fácil entender seu signo nessa classificação.
Se você é do signo de Áries (Carneiro), Leão ou Sagitário, seu elemento é o Fogo, representando a chama do espírito, o brilho do SER, o ânimo, o entusiasmo, a energia, vontade e paixão. A centelha luminosa que impulsiona o desejo de viver. O fogo traz a ação, a pró-atividade, a energia necessária para fazermos qualquer coisa. O prazer de viver, o impulso da superação e crescimento contínuo como seres humanos. Mas em excesso traz a agressividade, a irritabilidade, arrogância, orgulho, a vaidade, que podem ser classificados como os pontos negativos dos signos de fogo.
Se você é do signo de Touro, Virgem ou Capricórnio, seu elemento é a Terra, representando a materialidade do impulso energético do fogo. A concretização, a praticidade, a substância sendo agregada ao primeiro impulso criativo, que gerará a forma. É o fogo densificado formando as coisas, afixando-se e enraizando-se no planeta Terra. Mas em excesso traz a teimosia, estagnação, lentidão, rigidez, crítica, ceticismo, crueldade, insensibilidade, pontos negativos dos signos de terra.
Se você é do signo de Gêmeos, Libra (Balança) ou Aquário, seu elemento é o Ar representando a mente, intelecto, a respiração das coisas. O ar traz a razão, a comunicação, o entendimento daquele impulso ígneo primeiro, que se materializou na terra. O corpo percebe que tem uma mente que capta informações entendendo o mundo à sua volta. O ar representa as idéias, a objetividade, o raciocínio, as trocas. Em excesso temos a dispersão, superficialidade, frieza, indecisão, rebeldia, anarquismo, falsidade, mentira, pontos negativos dos signos de ar.
E se você é do signo de Câncer (Caranguejo), Escorpião ou Peixes, o seu elemento é a Água, representa então o ultimo elemento desse sistema, e é o fluir da vida que a respiração do ar animou. A água é o sentir, é a emoção, a fluidez, a adaptação. Não adianta entender com a mente e não sentir com o coração, as coisas ficam vazias de significado que só a água pode dar. A água é a compreensão que vai além do entendimento da mente. A água é o elemento condutor universal e conduz todos os outros elementos. A água representa o inconsciente, representa nosso primeiro lar no útero materno. Aspectos mediúnicos, espirituais e sensitivos. É a conexão com nossos antepassados, com nossa história e memória. Mas em excesso causa emocionalismo, infantilidade, chantagem, caprichos, reatividade, manipulação, infiltração, vulnerabilidade, inconstância, instabilidade, pontos negativos dos signos de água.
Resumindo então:
• Signos de Fogo - Áries (Carneiro), Leão e Sagitário.
• Signos de Terra - Touro, Virgem e Capricórnio.
• Signos de Ar- Gêmeos, Libra (Balança) e Aquário.
• Signos de Água- Câncer (Caranguejo), Escorpião e Peixes.
E assim temos de uma forma mais prática, um entendimento da essência dos 12 signos do Zodíaco. Lógico que aprofundando veremos diferenças entre a água de escorpião e a de peixes, por exemplo, entre o fogo de sagitário e o de leão, mas em essência possuem o mesmo fundamento elemental. Entender seu elemento de origem é sempre um excelente começo para a sua identificação com a Astrologia.
Se você já souber também o seu signo ascendente e a posição da Lua por elemento, leia também, pois já serão informações mais especializadas do seu mapa astral.
0 comentários
Marcadores: Curiosidades, Horóscopos