"Amar e ser amado." Esta é uma frase conhecida, mas pouco realizada.O ser humano está sempre querendo ser amado, aceito e adorado pelo outro, sem se questionar se internamente está pronto.
O sentimento de aceita...
Presença é desenvolver o hábito do autoconhecimento. Nos aceitar com todas as qualidades e defeitos, até para podermos mudar alguma coisa se sentirmos necessidade. Estarmos vivendo no agora, em amor e respeito ao nosso ser, nos transforma em uma pessoa pronta para amar dentro de um relacionamento, para viver em sociedade e harmonizar em família. Só desta forma seremos felizes plenamente, como nos contos de fada. E isto dá trabalho! Não existe uma varinha de condão, existe sim um agir com determinação e coragem para domar o ego e as fantasias da mente.
Depender de alguém para ser feliz é a maior cilada já inventada pelo ego. Pessoas das mais variadas idades, sempre estão incomodadas, se questionando sobre estar só, serem mal amadas, padrões de beleza inalcançáveis. Elas se ressentem por não ter um companheiro ou por não fazer parte de uma família, por não conseguir fazer amigos... Mas, reflita: estar só não significa necessariamente não ter um par. Estar só é sentir-se solitário, sozinho numa situação da vida. Você pode se sentir só até ao lado do amor de sua vida, simplesmente por não estar dando conta de si mesmo. O outro não tem a obrigação e nem vai te completar nunca. Você é quem deve se preencher completamente para, então, satisfazer a outrem. Esta é a verdadeira mágica da aceitação de si mesmo. Se cuidar, se amar incondicionalmente lhe fará ser amado exatamente na medida em que deseja e precisa.
Esta ideia de que só estamos plenos e realizados com certo alguém que vai nos proporcionar, num futuro próximo, uma família linda e bem sucedida, é idealização baseada numa inverdade. Com a crença de que só se é feliz completamente em uma relação de amor, já se pré determina que sejamos dependentes de outro. Lembre-se: o outro também é falho!
Quando pensamos assim, limitamos nosso potencial de realizações em várias áreas de nossa vida. Estar ansioso para encontrar um amor pode lhe distanciar de suas metas. Afinal, deixando de viver no presente, além de não perceber o que está acontecendo ao seu redor, você pode se envolver numa idealização do objeto a ser conquistado. Não há nenhuma realidade nisso.
Para amar alguém de verdade, temos que nos amar muito antes. Não estou falando do amor egoísta onde, cultuamos nosso corpo, nossas capacidades e talentos com apego. Estou falando de aceitação e respeito. Com isso, você estará pronto para ser amado e aceito por todos.
Estando apaixonado, tente de todas as formas ver a pessoa que está a seu lado sem idealizá-la em nenhum momento. Lide só com o que você tem do outro. Parece muito frio, mas é bem seguro. Isso fará com que você não entregue a ninguém o seu poder de realização. Além de ver tudo com mais clareza, se mostrará ao outro sem armadilhas, o que mais a frente pode fazer a diferença entre a alegria e o sofrimento. Tenha em mente que a felicidade mora dentro de seu coração, porque você se ama antes de qualquer coisa.
Anguis Flamm
0 comentários
Marcadores: Bem estar