quinta-feira, 28 de abril de 2011


Oração da Mestra Fortuna

Fortuna, Deusa da abundância
Das riquezas de Deus no Alto
Libera os tesouros do Sol, a substância
E derrama sobre os que sabem
O coração com a luz manter
O poder para do céu trazer
A riqueza que expande o plano
Que os Mestres tem para o ser humano
Nossa consciência afina pela tua
Amplia a visão e faz nos ver
Que todos podem ter riqueza
Invocando Deus com fé e pureza
Que desça aqui, por vosso clamor
Das mãos de Deus um manáh farto
Que todos expressem o divino amor
Tanto aqui como lá no alto.
Eu sou, eu sou, eu sou!
E eu agradeço.
Amem!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cuidados na Dança do Ventre


É muito comum depois de aulas de dança do ventre as alunas reclamarem de dores nas costas. Estas dores ocorrem geralmente por dois motivos:
O primeiro motivo é o sedentarismo, a falta de atividade física, com o início das aulas de dança a musculatura das costas, pernas, braços e abdômen, desacostumados exercícios tendem a sofrer um pouco, causando desconforto que passa à medida que a musculatura vai se tornando mais flexível e fortalecida.
O segundo motivo é má postura, quando a aluna executa os movimentos, sem se preocupar com a posição correta do seu corpo, que geralmente ocorre na ansiedade de dançar.
Ao iniciar a dança do ventre devem-se tomar alguns cuidados quanto à posição dos pés, quadril, joelhos e costas, como também darem muita atenção a respiração.
Os pés
A princípio os pés devem estar paralelos (com exceção de passos em que há exigência de sua movimentação de forma perpendicular), a distância entre eles deve ser a largura do quadril e totalmente apoiados no chão, com o passar do tempo, quando os movimentos já estiverem interiorizados, gravados na memória corpora, os pés poderão estar em meia ponta, para que os movimentos se tornem mais leves.
Os joelhos
Estes devem estar voltados para frente e relaxados, desta forma a patela (osso arredondado localizado na articulação do joelho) não é agredida, poupando a articulação do esforço e deixando a pelve mais “solta”.
O quadril
As brasileiras possuem um gingado natural em que o quadril é projetado para trás, na dança do ventre, como também na maioria dos esportes é imprescindível que ele esteja encaixado, ou seja, descer o cóccix (osso localizado no final da coluna vertebral) e levantar o púbis, (eminência triangular na parte inferior do abdome) os movimentos serão observados melhor.
Coluna vertebral
Imagine que você é uma marionete e um fio te puxa pelo alto da cabeça, desta forma, seu corpo será obrigado a ficar ereta, a coluna alinhada com a cabeça e os pés, ombro relaxados, queixo apontando a linha do horizonte, abdômen contraído, assim as articulações serão poupadas, evitando lesões futuras.
Respiração
Importante prestar atenção em sua respiração, que deve ser a mais completa possível, usando todas a capacidade do pulmão. É o que chamo de respiração baixa, ela deixa de ser feita somente na parte do tórax, e passa a ser feita também pelo abdômen. Esta respiração é natural nos recém-nascidos e na prática do yoga, consiste em inspirar relaxando o abdômen, assim ocorre a sensação deste se encher de ar como se fosse um bexiga, e soltar o ar contraindo o abdômen esvaziando-o. A melhor forma de exemplificar esta respiração é comparando-a a um fole que expande ao sugar o ar e reduz ao expelí-lo.
A dança do ventre deve ser praticada com muita calma e seriedade, para que se possa desfrutar o máximo de seus benefícios.
Parece ser muito difícil pensar em todas essas informações e ainda dançar, mas desta maneira o corpo entra em forma com prazer e alegria, sem precisar de “malhação”, pois com todos esses cuidados ocorre um aumento da capacidade aeróbica, fortalecimento e maior flexibilidade dos músculos, proporcionando um bem-estar geral. Além, destes benefícios físicos a dança do ventre, faz com que todas as mulheres resgatem sua feminilidade e delicadeza, reconhecendo e aceitando a si mesma, deixando de lado a cobrança de possuir um corpo parecido com o dos modelos que possuem corpos ditos “perfeitos”, sofrendo para mantê-los. Ao se aceitar a mulher percebe que o importante é possuir um corpo saudável, flexível, suave e dançante.
A beleza da mulher nasce da capacidade que ela possui de sentir e proporcionar prazer às pessoas que ama.
Tempestade Lunar

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Significado místico da páscoa



O termo Páscoa aparece em várias línguas (em hebraico "pessach", em grego "paskha", em latim "pache", em espanhol "pascua", em italiano "pasqua" e em francês "pâques", por exemplo) simbolizando em todas elas "transformação", "liberdade", "passagem".

Mas de onde surgiu este simbolismo? Por que o Cristianismo resolveu adotar esta festa como sendo uma das representações máximas de suas datas significativas? Para responder esta pergunta teremos que voltar até a época em que o Paganismo era seguido pela sociedade.

Os Pagãos homenageavam nesta época do ano a Deusa Ostera ou Esther − em inglês, Easter − que quer dizer Páscoa, sendo esta Deusa conhecida na Babilônia como Semíramis (ou Ishtar) que vem a ser a fundadora dos mistérios babilônicos, aquela que, juntamente com seu marido Ninrode, pode ser considerada como a co−fundadora de todas as religiões ocultistas existentes no mundo.

Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, em sua mão segura um ovo, além de observar um coelho (que neste caso representa o Deus da Fertilidade, Oastre), pulando alegremente ao redor de seus pés nus. Este ovo é o símbolo de uma nova vida. É o espelho da beleza da natureza, da renovação do espírito e da mente.

A Deusa da Lua, Ishtar, é cultuada em várias culturas e religiões do mundo.

Seguem alguns exemplos: para os Babilônicos − Deusa Ishtar; para os Católicos − Virgem Maria (Rainha dos Céus); para os Chineses − Shingmoo; para os Druidas − Virgo Paritura; para o Egípcios − Ísis; para os Efésios Pagãos − Diana; para os Etruscos − Nutria; para os Alemães (antigos) − Herta; para os Gregos − Afrodite / Ceres; para os Indianos − Isi / Indrian; para os Judeus Apóstatas Antigos − Astarte (Rainha dos Céus); para o Hinduístas − Devaki; para os Romanos − Vênus / Fortuna; para os Escandinavos − Disa e para os Sumérios − Nana.

Quando os Deuses Pagãos foram cristianizados muitas das comemorações e simbologias foram absorvidas, por isso que os símbolos tradicionais da Páscoa têm ligação com esta antiga comemoração.

Sendo assim, a Páscoa sempre representou, independente do local onde é comemorada, a passagem de um período de trevas para outro de luz e isto muito antes de ser considerada uma das principais festas do Cristianismo.

A escolha da data se deu devido ao antigo sistema de calendário lunar, tendo sido a data cristã fixada durante o Concílio de Nicéa, em 325 d.c., como sendo "o primeiro domingo após a primeira Lua Cheia que ocorre após ou no equinócio da primavera boreal".

A tradição esotérica conta-nos que somente os iniciados mais elevados eram capazes de participar dos Mistérios e das energias que ocorrem neste equinócio. Para a maioria das pessoas, incluindo os aprendizes dos Mistérios e os discípulos, as energias celestiais do equinócio eram festejadas por "reflexo" no dia da Lua Cheia.

Vivemos novos tempos onde toda essas energias estão disponíveis para quem quiser recebê-las. Porém as tradições da Páscoa, tal qual conhecemos hoje, são provenientes não só dos Festivais Pagãos da Primavera (como citado anteriormente), mas também da celebração do Pessach (ou Passover), a Páscoa Judaica, sendo esta uma das mais importantes comemorações de seu calendário, já que os judeus celebram, durante oito dias, a saída dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II (Ex 12.1−28), onde o protagonista desse evento foi Moisés (o homem comum que descobriu que a Centelha Divina habitava seu coração), o qual comandou seu povo através do Mar Vermelho e do deserto, chegando até o Monte Sinai (lugar em que recebe os dez mandamentos que iriam nortear para sempre a vida de todos os cristãos) para seu reencontro com a Divindade (busca que todos os Iniciados devem fazer: homens comuns transformados em Homens Divinos).

A Páscoa é a época ideal para se entrar em contato com energias que transfiguram a nossa vida. É um período supervisionado pelo Arcanjo Raphael, o guardião do Santo Graal. Nesta época do ano, é missão de Raphael ajudar a aguçar nossos sentidos para que a alma possa realmente ver e conhecer o que no seu caminho ainda é preciso ser feito.

A Páscoa é uma celebração que pode nos ajudar na nossa espiral sempre ascendente. É um tempo de grande celebração angélica, um tempo em que podemos nos ligar mais plenamente com os mensageiros angélicos para ressuscitar nossa vida. Nessa época há um chamado para que os Mestres encarnados despertem para suas tarefas e propósitos. É um tempo em que a energia da música e das flores, pode ser descoberta pelas pessoas que são sensíveis a ela.

É uma época para grande celebração e não de lamentações!


Tempestade Lunar

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Livro Sueli Lyz


Olá !!! Admiradoras da Dança do Ventre, estudiosas e afins... Encontrei na internet uma raridade... e gostaria de compartilhar com vocês.

sábado, 9 de abril de 2011

Benefícios psicológicos da Dança do Ventre


Hoje em dia, a Dança do Ventre é procurada por mulheres de todas as idades, não só pelo seu aspecto místico, mas principalmente pelos inúmeros benefícios que proporciona; benefícios que são responsáveis por modificações no corpo, na mente e na alma, como eu já coloquei num post anterior. Os movimentos e passos ativam todo o fluxo de energia do corpo, estimulando, portanto, o equilíbrio e harmonia entre os chakras (básico, umbilical, plexo solar, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário).

Chakra básico – equilibrado produz energia e vigor; desequilibrado, causa receio, apreensão por qualquer motivo.

Chakra umbilical – equilibrado gera segurança intima, pulso firme; desiquilibrado gera ressentimento na pessoa.

Chakra plexo solar – equilibrado, faz com que a pessoa tenha decisão própria e maior capacidade de relacionar-se com os outros; desequilibrado provoca ódio, rancor, egoísmo e presunção.

Chakra cardíaco – equilibrado, exerce influencia positiva sobre os sentimentos amorosos e afetivos; desequilibrado, traz sensibilidade, carência, agonia.

Chakra laríngeo – equilibrado, desenvolve alegria, satisfação, faz com que a pessoa se expresse sem artifícios; desequilibrado, gera preguiça, desânimo.

Chakra frontal – equilibrado, faz com que a pessoa perceba as coisas com clareza, acentua a inteligência; desequilibrado, causa falta de memória.

Chakra coronário – equilibrado, trabalha em favor do espírito; desequilibrado, causa abatimento e depressão.

E como, já comentei, a dança ainda trabalha o alongamento, melhorando a flexibilidade das articulações do corpo. Os exercícios realizados estimulam também a circulação e a respiração, favorecendo os pulmões com respirações ritmadas. Os movimentos ondulatórios funcionam como verdadeira massagem nos órgãos internos, educando a postura de deixando a coluna ereta. Por ser uma atividade escolhida pela praticante, age diretamente no ego, elevando sua auto-estima, colocando para fora sua feminilidade de forma natural. Aproveite todos esses benefícios que a dança lhe traz, se torne mais feminina...


“A Dança do Ventre é muito mais do que movimentos leves e sinuosos, é exteriorizar a sua deusa interior.” (BRAGA, V. E. M., 2007)


Tempestade Lunar

terça-feira, 5 de abril de 2011

O que é Metafísica?

Nancy Vince


Formação Acadêmica em Psicologia dedica-se, há muitos anos, aos estudos de Metafísica e Astrologia, ministrando cursos e palestras. Foi conferencista do Congresso Sul Americano de Florais de Bach. É autora do livro "Os Sinais Que a Vida Nos Dá", em segunda edição. Colaboradora de inúmeras revistas e participou de programas de Rádio e TV. Tem o seu próprio site, onde divulga, para vários países, o resultado de suas experiências, visando ajudar as pessoas a terem uma vida mais feliz. Aqui está uma parte do meu livro. " Quando entendemos que somos uma alma em um corpo físico, não um corpo físico que morre e vira uma alma, tudo fica mais fácil. A nossa vida torna-se alegre e aumentamos a capacidade de ver as coisas e as pessoas como são e não como gostaríamos que fossem. O nosso equilíbrio e a nossa felicidade estão em entendermos o que é a vida e o que estamos fazendo aqui."

Texto: o que é Metafísica.

Eu não acredito em sofrimento.

Gosto de observar e saber como as coisas funcionam.

Porque algumas pessoas têm uma boa vida e outras não?

Deve haver alguma explicação para isso.

A Metafísica respondeu-me esta questão.

A Metafísica se preocupa com a causa do nosso sofrimento além do físico.

Quando transformamos nossas falhas em qualidades, a cura para os nossos problemas, física ou emocional acontecerá, porque a cura está na nossa alma.

Qualidades que vem da nossa alma são: paciência, tolerância, auto-estima, auto-confiança, amor, compaixão, humildade, simplicidade etc.

Quando vemos a vida através da nossa alma, tudo se torna bonito em volta de nós.

Tornamos-nos boa pessoa e fazemos os outros mais felizes.

Quando trabalhamos nossos pontos fracos, nós podemos elevar a nossa alma.

Temos dois caminhos para alcançar este desenvolvimento: inteligência ou pelo sofrimento. Inteligência é o conhecimento das leis que governam o Universo e colocá-las em prática. Sofrimento é a falta de consciência dessas leis.

Consciência da realidade.

Ver o mundo, pessoas e a vida como elas são e não como gostaríamos que eles fossem.

Ilusão fantasia nos traz depressão, desapontamento.

Exemplo:

- se você acredita que todos gostam de você... ilusão...

- se você acredita que a vida e as pessoas não mudam... ilusão... etc.

Quando vivemos a realidade, ficamos mais equilibrados. Nós nascemos sozinhos e vamos morrer sozinhos, isto significa, que o caminho que seguimos na vida é exclusivamente nosso. Quando nós temos conhecimento e nos tornamos conscientes, nós paramos de culpar Deus e os outros das nossas dificuldades. Nós nos tornamos responsáveis pelas nossas escolhas na vida. Lembre-se, Metafísica não é uma religião ela é um estudo.


“O Homem tem dois aspectos: um Espiritual e um Físico, e que dos dois, o físico é infinitamente menos importante “ ( Jornal Homeopatic World em 1930).

domingo, 3 de abril de 2011

Benefícios da Dança do Ventre


Muitas pessoas falam dos benefícios da Dança do Ventre, que alonga a silueta, que faz isso e que faz aquilo... E não parece compreender o verdadeiro benefício que ela traz...

Vou tentar passar para vocês o que eu realmente encontrei de benefícios depois de muitos anos de estudos...

A Dança do Ventre é uma técnica muito favorável às formas femininas e as linhas arredondadas dos movimentos se adaptam perfeitamente ao nosso corpo. Baseada na consciência corporal e no isolamento de grupos musculares específicos, bem executados, a Dança do Ventre tras flexibilidade e tônus muscular de forma suave e duradoura.

A delicadeza dos passos e deslocamentos traz de volta a graciosidade no andar da mulher, e reconhecimento de quanto à mulher pode ser suave e assertiva sem se desfazer de sua natureza.

Muitas sequências são concentradas na região do baixo ventre, movimentos gerados a partir do quadril que reverberam em uníssono com o resto do corpo, nos deixam a sensação de que a música e a dançarina são as mesmas coisas e não se movem em separado, mas em perfeita harmonia.

O ritmo é sempre presente e muito importante na música árabe, o corpo de forma geral estimulado pelos movimentos, manten-se aquecido, sua circulação e em consequência uma oxigenação uniforme. Esta propriedade da Dança do Ventre favorece a melhora de cólicas menstruais e pode aliviar a famigerada “TPM” feminina.

Como trabalhamos intensamente a região do baixo ventre, gradativamente podemos obter relaxamento dessa área que carrega muitas tensões.

Outra região, pólo de muita tensão e dores é a coluna, também altamente solicitada durante a prática da dança, o tempo todo está alongando e encurtando a musculatura posterior e anterior que envolve o tronco e dessa formas aumentando a elasticidade e aliviando o comprometimento causado por má postura e falta de exercícios.

As pernas recebem alta dose de esforço, o que trás depois de algum tempo de prática, pernas bem torneadas e fortes. Nem só de musculação e academia podemos esperar um corpo condicionado. A dança pode oferecer isso e muito mais de forma sensível e personalizada, já que seu desenvolvimento caminha de acordo com seus limites, sempre respeitando a velocidade de aprendizado que varia de pessoa para pessoa.

Além de todos os benefícios físicos, a mulher pode procurar a dança apenas para seu prazer e conter o estresse do dia-a-dia, trabalhando assim, aspectos emocionais e auto-estima.

Enfim, a Dança do Ventre é o que há de mais completo, criado pelas mulheres e para as mulheres.

Aproveite cada benefício que a dança te oferece, e procure estar de bem com seu EU, através desta arte milenar.


Tempestade Lunar.